CRÍTICA DO FILME SUBSTITUTOS
Substitutos
Lançamento: 2023, 95 min, Canadá
Título Original: Hello Stranger
Gênero: Ficção científica, Thriller,
Diretor: April Muller
Produção: Max Original, Muriad Pictures, Wango Films
SINOPSE
Após a morte do marido Evan, Faye decide transferir a mente do marido para um Android. O problema é que ela vai descobrir que a inteligência artificial não é capaz de substituir o seu verdadeiro amor.
É a partir daí que ela vai viver uma nova aventura na trama até o fim.
Confira o que preparamos nessa crítica, e o que descobrimos dentro do cenário, e as falas que selecionamos como ponto principal.
Se você já assistiu o filme vai descobrir como é possível encontrar algumas imagens importantes. Se você está lendo nossa crítica antes de assistir ao filme, vai perceber o quanto vai o ajudar a entender o enredo, principalmente em alguma partes que mencionamos aqui.
INÍCIO
O início é uma fala dos conceitos da empresa Nexsar é os benefícios para aquisição de Inteligência artificial. 4 Leis fazem parte da apresentação.
Logo o casal aparece em carícias resultando em sexo. As imagens são parciais e não chega a ser sexo explícito.
O SONHO 1:33
As primeiras imagens iniciais são de um carro que, após um acidente, na verdade é um sonho, uma lembrança da mente que foi salva no simulado. Esse processo foi um dos motivos que levou Evan a agir de forma diferente dos outros simulados, e também o que levou sua mulher a agir de maneira repulsa.
Na casa é possível ver que o robô como empregada do casal.
1:31 A sede da Empresa AICE em sua fachada está o triângulo ao fundo.
O FUTURO É PARA SEMPRE
Em 5 min, a mensagem Virtual sobre a cidade mostra uma imagem reproduzindo a mensagem: Na Nexsar com a inteligência artificial, o futuro é para sempre.
CRÍTICA
A promessa virtual de uma vida para sempre a princípio parece sem noção. Na verdade é um termo que remete-nos ao âmbito espiritual e evangélico. A população que aparece no cenário são quase todos IA, denominados simulados, e mostra o grande interesse de pessoas por uma prolongação da vida, mesmo depois da morte.
Essa ciência provavelmente deve chegar em pouco tempo, e atrair milhares de clientes pelo fato da promessa de um futuro permanente mesmo depois da morte.
O Humanoide lançado por Elon Musk em Setembro de 2022, foi o primeiro desse gênero com vários movimentos e inteligência incorporada. Foi um sucesso a apresentação e percurtir mundialmente nas Redes Sociais. Ainda não temos um projeto aprovado dessa natureza, mas com os avanços tecnológicos, os escritores e roteiristas já preveem algo semelhante em pouco espaço de tempo, e alguns marcam até o ano 2050.
A FORÇA ARTIFICIAL
Em 7 min, os agentes estão a procura de uma mulher denominado (simulado) que faz parte da geração 4 é uma insurgente. As pessoas estão vivendo um mundo sobre a total soberania artificial. Como há os simulados, existem também uma força especial para aplacar desordens no mundo e forçar o cumprimento das leis da Nexsar.
Um grupo de simulados se desenvolve dentro da empresa, e ao sair montam um grupo de resistência conta as leis existentes, e um deles vai ajudar Adan a se desenvolver mais do que o projeto inicial que está nele.
A PIRÂMIDE
Em 10:30 uma imagem na parede é focalizada em 2º plano. Do seu lado esquerdo está o desenho da pirâmide ao lado do corredor da escada.
A pirâmide já é um símbolo conhecido de nossos leitores. É por meio dela que algumas mensagens são passadas nas Telas, TVs e Cinemas mundiais. O seu valor pode significar muitas coisas, mas ultimamente temos mostrado o lado místico que ela representa para uma classe de pessoas especiais. Aconselhamos que leia o artigo Ocultismo para entender melhor essa questão.
A DESCOBERTA
Em 23 min, Fayer revela que o marido Evan é um robô Sim, um simulado. O sonho que ele sempre teve é uma lembrança da mente, mas somente agora ele sabe a verdade. Evan é um simulado que foi planejado para substituir o falecido. O problema é que a sua mente está relembrando os momentos do acidente.
Quem você é pode transcender quem você era. Essa frase é dita por Keyser quando a mente de Adan é restaurada.
Keyser vai fazer uma mudança no Código Sim de Evan, mudar algumas regras da ordem. É a partir desse momento que Evan vai reagir como se fosse humano, e sua mulher começa a rejeitar as mudanças.
INVASÃO A NEXSAR
Keyser entra no Sistema Nexsar, mas é perseguido pela força de resistência.
O Pulso de fuga paralisa os movimentos dos simulados. Essa é uma arma de tecnologia nova que é usada no mundo dos simulados, ela é usada pela força de controle. Não há muito uso dela no filme, mas é interessante você perceber que ela foi desenvolvida para um grupo seleto, os Agentes de segurança.
VOCÊ NÃO É ELE
58 min, na outra cena de sexo entre o casal é interrompida. Fayer não se sente bem porque ela acha que não é certo fazer sexo com a IA substituto. Evan continua acreditando que é realmente o marido verdadeiro, e não mais desliga como os outros simulados.
CRÍTICA
Na verdade essa cena nos faz lembrar de alguns casos envolvendo pessoas que já compraram bonecas infláveis para os ter como parceiros. A questão seria: As pessoas trocariam seus parceiros humanos por um simulado também? Como elas reagiriam com o tempo?
Em 2021 tivemos vários casos envolvendo pessoas que manifestaram na Internet sua união com robôs e bonecos. Um fisioculturista foi na Mídia pedir casamento com sua namorada robô. O engenheiro Chinês se casou com sua boneca.
O Japonês foi o primeiro a realizar um matrimônio com seu holograma em 2018. Conhecido como Kondo, pouco tempo depois ele estava com problemas de relacionamento com sua amada, o motivo uma falha na comunicação. Esse fato levou o conhecimento de todos na Internet, algo que até o momento é ainda pouco confiável.
O cronômetro de Kayser marca: 18:13
14 andar quarto 18:06 é o quarto de Kayser.
CRÍTICA
Já mencionamos nossas pesquisas numéricas nas críticas anteriores, e em cada uma que encontramos os números seletos, fazemos menção em lembrar-vos de seus valores e significados.
Quando aparece o cronômetro, nele é possível ver três carreiras numéricas, mas as duas primeiras nos leva a pensar porque o resultado seria esses que encontramos:
A hora é 18 e os minutos 13; ou seja: 1+8= 9, e o número 13 formando uma sequência que quando percebidos temos dois números que não aparecem por acaso nas cenas dos filmes.
Já na informação que é repassada para o grupo das forças especiais, 14 é o andar no prédio, e o número do quarto de Kayser 18:06. Na soma: 1+8= 9, e 1+4+6= 11
Então temos: dois noves, um treze e um onze. Todos eles fazem parte da Maçonaria como também usados em grandes partes do misticismo e ocultismos. Sugerimos a leitura da matéria Ocultismo.
A FORMATAÇÃO
A primeira formatação completa acontece em 1:09 do filme. Kessler o agente continua a perseguição a Evan.
A formatação acontece em casos de danos nos simulados. É uma prática conhecida no meio tecnológico e serve para resetar alguns aparelhos e realizar reparos.
VOCÊ ACREDITA EM DEUS 1;18
Não! É a resposta.
1:21 o agente Kessler morre.
Nesse momento do filme, parece que há uma mudança de paradigmas, não havia necessidade de um momento de fé, estamos em meio a uma história robótica, mas acontece no roteiro.
Sem importar para quem se faz essa pergunta, ela está ali para chamar a atenção dos espectadores sobre a questão da fé. Aqueles que crê em Deus poderá pensar na pergunta e resposta dentro do roteiro, e aqueles que também não crê terão seu momento de atenção nessa passagem de cena. Os dois grupos são incluídos aqui, e com certeza tanto um como o outro vão pensar a respeito.
ATUALIZAÇÃO
1:22 acontece a atualização do módulo 7.
"Nós podemos coexistir" diz Kesler a Evan.
O Dicionário Online Dicio mostra o significado de coexistir:
Verbo transitivo indireto e intransitivo. Existir em simultâneo no mesmo espaço ou lugar; existir ao mesmo tempo que outra coisa ou pessoa; conviver.
O termo usado nessa passagem remete-nos ao fato de criação do Metaverso, que ainda está na fase inicial, mas que realmente pretende um junção do humano com IA ao mesmo tempo.
Vários mundos virtuais já estão em desenvolvimento no mundo do Metaverso, e parece que será um grande avanço na tecnologia futura. Teria essa fraseologia ligação com esse futuro?
1:26 Lyon, França é mencionada no documentário na TV.
Mesmo o filme sendo Canadense, o noticiário pronuncia a cidade de Lyon. Ela está situada entre os rios Ródano e Saône, uma cidade histórica dos Alpes.
Fizemos esse comentário porque é importante você notar o que realmente se passa em segundo plano. Algumas vezes essas cenas não são valorizadas pelos espectadores, mas elas fazem sim muito sentido para seus diretores e roteiristas. A valorização de lugares, cidades ou regiões têm valores históricos no cenário.
1;28 O RETORNO
1:29 Evan entra na piscina e afoga sua mulher.
A evolução de Evan o tornou mais como um humano. Nessa cena é necessário lembrar das atitudes dos humanos em vingar atos que são ao seu ver desfavoráveis.
Seria uma prévia do futuro que os simulados teriam adquirido pelas falhas ou mudanças tenológicas incertas? Teriam eles avançado ao ponto de agirem como seus criadores humanos? Poderiam eles assassinar uma pessoa?
Fica a deixa para você e todos que assistirem o longa. É o final do filme, e com certeza te levará a pensar sobre o assunto.
1:31 Fim.
RESUMO
O longa tem como objetivo demonstrar um cenário que ainda estamos caminhado para possivelmente acontecer. Como você poderá pensar a respeito, e se preparar para uma mudança no cenário mundial e tecnológico que se aproxima da humanidade atual.
Se você também assistiu a trilogia de Matrix vai lembrar da Rebelião das Máquinas, uma questão parecida com o que vimos em Substitutos. Mas na verdade bem mais moderno e diferenciado, mas que nos mostra um lado preocupante do futuro do poder IA.
Você vai perceber que o filme termina, mas logo depois acontece outra cena separada do enredo principal que um leilão.
1:33 O leilão de vendas dos simulados.
Qual seria a intenção desse leilão? Uma sequência de Simulados 2?
Se por acaso isso for possível nós daremos informações em Opinionews!
Redação Opinionews
Novas Críticas Opinionews