Crítica do Filme Homem Formiga e Vespa

Lançamento: Maio 2023 

Lançamento: 2023, 124 minutos, EUA

Gênero: Ação, Drama, Ficção

Direção: Peyton Reed

Produção: Marvel Studios

 

SINOPSE

Scott Lang e seus companheiros exploram o mundo quântico, mas essa aventura vai os levar a uma exploração muito mais do que eles imaginavam.

Várias criaturas vão fazer parte dessa aventura. E o terrível Kang o conquistador e MODOK

Vamos conferir o que há escondido na trama e desvendar segredos nas imagens.

Se você não sabe, a Marvel também é uma grande aliada dos mistérios encontrados nos filmes. As imagens devem ser cuidadosamente analisadas se quiser descobrir alguma coisa oculta.

Lembramos que se você está lendo essa matéria pela primeira vez, e não sabe como entender sobre símbolos, é necessário ler a matéria sobre Ocultismo.

 

INÍCIO

As primeiras cenas são do mundo quântico, e o primeiro diálogo é uma pergunta:

"Que mundo é esse?"

A placa informativa mostra que a cidade local é "São Francisco".

O LIVRO

Scott faz uma leitura em um livro que leva o seu nome. Em fala com uma plateia de adolescentes ele diz: Cometa erros, se arrisque, porque da para crescer.

Qual seria a intenção do roteirista em colocar frases como essas no enredo? Eles tiveram apoio de algum grupo que dissemina conceitos para classes de adolescentes e jovens na vida real? Seria o novo conceito de juventude sendo defendido nos textos?

Talvez algum sociólogo tenha intencionado os textos para incentivar os novos conceitos que estão em discussão atualmente. Segundo eles, os jovens fazem parte das visões do mundo moderno, imersos em processos transitórios singulares, e formas amplas no mundo. A ideologia de que o mundo mudou tem gerado expectativas inovadoras nas classes.

Alguns educadores procuram dissertarem sobre a necessidade de acompanhamento principalmente nas Redes Sociais, esses movimentos de transformação urgente.

OS 30 ANOS

Em casa Jane (mãe) diz que passou 30 anos no mundo quântico aprisionada. Ela conseguiu sair com ajuda de outro ser. Na verdade esse cenário nunca fora revelado em filmes anteriores, mas aqui foi necessário fazer essa adaptação.

Todos acham estranho a atitude de Jane, mas não a questionam ao ponto de obterem respostas convincentes. Claro que assistindo ao filme você descobrirá os passos seguintes.

CRÍTICA

Esse período não foi explicado, e talvez se refira não somente a trilogia do Longa, mas uma previsão incerta podendo se referir ao tempo de um filme para outro como sendo 10 anos cada; mas isso é uma possibilidade imaginária.

Ela acabou escondendo da família o encontro com o Conquistador no mundo quântico, que somente agora fora revelado.

A DESCIDA

Em 14 minutos do filme eles são sugados para o mundo inferior. Esse é o mundo que você irá mergulhar e descobrir que se trata de uma junção com o Metaverso.

Em 21min, a informação passada desse lugar, que é um mundo secreto, debaixo do mundo real. Scott encontra em povo quântico. Uma população de criaturas alienígenas, que são também consideradas ocultas.

CRÍTICA

Os alienígenas estão no projeto da NOM “Nova Ordem Mundial” segundo muitos pesquisadores de misticismo.

A Sociedade Oculta, ou “secreta” pode se referir ao grupo denominado Sociedade Secreta como os Cavaleiros Templários que mantinham sua existência em segredo. Usar esse termo para uma povo que não existe, pode ser uma indicação para esse grupo representado aqui pelos alienígenas.

Observando o enredo, percebemos que logo a frente o conquistador fará um “acordo; pacto” com Scott para salvar a sua própria filha.

Os iniciados na Ordem sempre deve fazer um pacto, e principalmente se tratando de vida ou morte; nesse caso o derramamento de sangue. Segundo o Livro “Iluminati”: “A maioria das iniciações gira em torno de um voto de lealdade e segredo”.

Outros filmes também trabalham com essa possibilidade, e apresentam também esse pacto, ou acordo de sangue na trama. Lembrando também que essas formas de apresentarem esses acordos, podem influenciar pessoas a fazerem pactos independentes de suas religiões, como se fossem normal oferecer sangue e vida para entidades espirituais.

Algumas igrejas evangélicas também trabalham esse método de adoração, incentivando seus fieis a serem praticantes de pactos com Deus.

O TELEPATA

Em 26 min, Scott como prisioneiro encontra com o telepata ele é Veb. Scott pergunta: Você sabe ler a mente, e a resposta é sim.

Em sua testa há um brilho de luz que aparece algumas vezes. Esse local na numerologia simboliza o “CHACRA FRONTAL” e significa Ajna, de origem “sânscrito”: Saber além da matéria.

Sua representatividade é elevar o ser humano ao plano espiritual, e está ligado ao sexto sentido, intuição, percepção, sensibilidade, transcendência.

Foi por isso que o chamaram de telepata.

Na ciência cabalística, astrologia e mística, essa vórtice de energia promove a abertura de outros níveis espirituais e o encontro com “eu superior”, o autoconhecimento.

Os escritores colocaram essa ciência para que você tivesse um contato pessoal com ela, mesmo não entendendo nada sobre essa magia.

CRÍTICA

A telepatia é um ramo desenvolvido pela Parapsicologia desde 1882 por Fedrick W. H. Myers, fundador da Sociedade de Pesquisa Psíquica.

Mas foi inserida nas faculdades das associações espíritas, e místicas. Um médio espírita pode trabalhar com essa ciência, e revelar informações acerca dos pensamentos (assim como Scott fez a pergunta acima), e a resposta foi sim.

Várias ciências são expostas nas tramas para incentivar pessoas a crer em sua chamada, ou adentrar alguma sociedade que professa essa técnica. De qualquer maneira, a mensagem está sendo disseminada aos fãs, talvez inconscientemente.

Não deixe de ler a Crítica do Filme “Teen Wolf” e você vai ver outra inserção dessa ritual na trama, concordando com nossa crítica dessas aproximações místicas nos enredos.

A DESTRUIÇÃO DO MUNDO

Em 28 min, Scott fica sabendo que o Conquistador está procurando destruir o mundo.

Em 47:35 min, Scott encontra Darren que havia sido derrotado por Scott anteriormente, e até o momento eles achavam que ele havia morrido. Mas agora ele é MODOKI.

Até aqui não encontramos similares que seja representado, falaremos logo a frente sobre uma possível representação Bíblica.

A PIRÂMIDE

Em 48:30 min, uma pirâmide faz parte de uma construção no meio da cidade. Denominado também como Torre. É o Quartel de MODOK, local destacado nas imagens, mas claro que os fãs não irão saber do que se trata.

A Torre é uma das cartas do Tarô e simboliza: Tremores, destruição, catástrofes, acidentes como “explosão de bomba”. Ela representa a carta XVI.

Na trama MODOK já destruiu outros mundos, agora no multiverso ele pretende subir para o mundo dos humanos, o que poderia ser uma destruição total do Universo.

CRÍTICA

Na Bíblia evangélica o termo destruidor está ligado ao Demônio, Satanás. Paulo faz referência na primeira Carta aos Coríntios 10.10.

Se há uma relação oculta com a criação dos personagens, poderia MODOK representar o (Abadom) nome de um anjo do Apocalipse que significa Destruidor (Apocalipse 9.11). Seu nome no Grego é “Apoliom”.

Denominador “anjo do abismo”: Ou seja (abaixo no mundo inferior) aonde acontece a trama.

MODOK não tem referências com nenhuma ciência oculta. Ele pode ter sido inventado para representar qualquer ser que faça parte de um deus destruidor e conquistador como foi chamado na trama. A sua aparência mais próxima se parece como o deus “Moloque” ou Moleque que era um deus amonita (1 Crônicas 20.2); mas é uma suposição fraca, já que não se parece na forma escrita ou exegética.

O MULTIVERSO

Em 51 min, Jane fala do início do filme, relata o seu encontro com o viajante do tempo. E se refere ao Multiverso.

CRÍTICA

Como o conceito desse termo tem ganhado influência maior no tempo moderno, os escritores e roteiristas estão explorando-os.

O seu significado online:

Multiverso é um conceito pseudocientífico e um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos. Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe: a totalidade do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das leis e constantes físicas que os descrevem.

Na sequência você vai obter quase uma resposta do que estamos tratando aqui. Como os períodos no filme são intercalados, temos a princípio dificuldade de situar-se facilmente no tempo das cenas.

Em 56 min, Jane revela que Kang, foi exilado no mundo quântico para não destruir todo o Universo.

A PARTÍCULA

As partículas Pyn, é o que pode trazer para cima o monstro. 1:01. O termo Pyn pode vir do idioma Soto ou Africano. E significa “Dor”.

Mas aqui ela se refere ao seu desenvolvedor doutor Henry Pym que a difundiu como sendo uma partícula subatômicas de aumento e diminuição do tamanho.

Como aqui a referência é intencional, na verdade está se referindo ao próprio mundo inferior, quântico e suas possibilidades.

O PACTO

Falamos acima sobre esse momento crucial para Scott. Leia acima.

Em 1:07 min, Scott faz um acordo para salvar sua vida e de sua filha.

A DUPLICAÇÃO

Em 1:10 min, Scott se transformou em múltiplos. Como é uma fantasia, isso é possível no reino inferior.

É o mundo das possibilidades.

Ao se referir a essas possibilidades, o mundo fantasia é o indicado na frase. Tudo é possível nesse cenário multi fantástico.

EU QUEBREI O TEMPO

Em 1:20 min, Jane pergunta: Quem quebrou o tempo? a resposta: Fui eu. Eu e minhas outras partes, eu vi o caos. Eu vi o Multiverso. Diz MODOK.

Eu fui derrotado, e você não tem ideia do que eu perdi.

Jane argumenta que ele não se importa em destruir "trilhões" de vida.

CRÍTICA

Como identificar essa frase de Jane que Trilhões de pessoas morreriam?

Na verdade é uma força de expressão, já que temos no Senso atual uma estimativa de mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Isso seria impossível acontecer na vida real.

Na verdade a fraseologia está insinuando que o Universo seria destruído pelo vilão. Na verdade nem todos fãs notariam essa frase, pelo insignificância literária.

VENHAM PRA TORRE

Em 1: 28 min, Kessy envia uma mensagem para todos: “Venham pra torre”.

Comentamos sobre essa possibilidade acima. Leia!

O CÓDIGO

Em 1:33 min, Kessy procura por um código, que é revelado: 18147

Para os fãs nada de mistério é visto em uma procura de um código secreto. Mas para nós que estamos de olho significa muita coisa, e claro que encontramos neles um significado místico, oculto.

A numerologia revela o significado de todos os números, e é por ela que encontramos a somatória do código de Kessy: 1+8=9 – 1 (neutro) 4+7= 11.

Os roteirista sempre estão apresentando esses dois números em seus enredos. Já falamos deles em outras críticas no Site. Acompanhe outras críticas dos filmes e você vai entender que esses números não estão ai por acaso. Seus idealizadores estão conscientes do que eles representam, e quem os ouve na Tela entende o recado visual e auditivo.

Em 1:38 min, acontece o grande ataque a torre. O centro de poder que aparece na imagem. É aqui que encerra o enredo de Homem formiga e a Vespa derrotando MORDOK e seus seguidores no submundo quântico.

O FIM É O COMEÇO

Em 1:51 min, Scott aparece novamente na mesma cena que o filme iniciou-se; andando na rua em São Francisco.

Essa cena é uma repetição do início do filme. Preste atenção e você estará revendo o começo do enredo, uma tática nova nas filmografias.

Em 1:53 min, Scott com seus pensamentos tenta lembrar o que ele fez no mundo quântico, e que o recado que o mundo ia ser destruído por sua causa.

Ele se pergunta; o que eu fiz?

É um final meio duvidoso com os pensamentos de Scott. Parece que ele não venceu o inimigo deixando dúvidas no ar. Estaria tudo bem mesmo? Eis a questão!

O que na verdade é uma deixa para uma possível sequência de um novo filme. Seria essa a ideia?

RESUMO

Como estamos diante de um enredo de fantasia, tudo é possível na trama. O problema é que nesses cenários muita coisa foi planejada intencionalmente para representar o mundo invisível, místico e talvez ocultista.

Como você percebeu, muita ciência é explorada na trama como intuito de aproximar mais pessoas a esses conhecimento exotéricos.

Nossas análises tentam descrevê-las para que você tome cuidado com mensagem subjetivas intencionais, bem como mensagens subliminares sendo disseminadas nas imagens.

O filme pode ser assistido com a família, amigos e todos que são fãs de aventura e fantasias.

Nosso trabalho foi feito!

Até a próxima.

Compartilhe essa crítica com seus amigos.

Clique e Partilhe:

Novas Críticas Opinionews