Crítica Filme O Grifo

 

 

 

  CRÍTICA DO FILME

O Grifo

Lançamento: Fevereiro 2023

Gênero:  Drama, Suspense, Fantasia

Produção: Prime Vídeo (Série)

Direção: Erol Yesilkaya

 

SINOPSE

Baseado no romance de Wolfgang e Heike Holbein.

Segundo o roteiro, Grifo ou (Griphon) é uma criatura de outro mundo que ameaça a família de Mark. Seu pai morre e deixa o legado para seus filhos que devem fazer uma escolha difícil em seguir seus ensinamentos para aplacar a fúria do mal que procurará destruir a terra.

Algumas cenas são natural, como a escola e partes entre os amigos. As demais serão mais escuras, levando ao estilo suspense e terror.

Fizemos essa primeira abordagem sobre como a trama pode conter indícios místicos ou ocultistas. As demais partes seguintes fica a seu critério, ou outras descobertas. Ao ler essa crítica nós o orientamos em como se livrar de conceitos ocultistas e outras inserções maliciosas.

INÍCIO

A imagem inicial mostra uma prateleira contendo algumas peças, e alguns brinquedos. Seguido da informação "Krefelden" 1984.

A câmera visualiza o quarto e passa por um bolo de aniversário que marca 6 anos. Ao finalizar com foco em Michel, do seu lado está um urso de pelúcia. Para saber como os ursinhos estão na lista dos roteiristas, leia outras críticas selecionadas na Categoria “M”. (final da crítica)

O SAPO

Em 1:30 um sapo verde escuro é focado por duas vezes, ele está no armário da parede. Em 1:50 o pai de Mark entra no quarto e ao sair quebra o sapo jogando ao chão.

Em 2:33 Mark visualiza o sapo na escada, o mesmo que havia sido quebrado. Esse é um jogo de representatividade mística.

CRÍTICA

Os sapos são criaturas muito usados nos rituais de magia negra e ocultismo. Sua especialidade está concentrada no contato entre o místico e suas entidades espirituais nos sacrifícios e oferendas.

Segundo a dissertação de Emmanuel, a Chico Xavier: “Fora da carne, compreende-se a excelência da abnegação e do sacrifico em prol de outrem”. Esse pensamento é também um ensinamento espírita e de outras religiões do mesmo seguimento, como os ocultistas.

Os sapos também estão na lista dos animais de consagração da linhagem dos “Eleyés” ou Ajé (feiticeiros) – (Cultura do Candomblé)

A apresentação desses símbolos tanto em imagens ou vídeos tentam aproximar a cultura dessa crença aos âmbitos mitológicos expressos em meio ao roteiro. Não é necessário apresentar uma forma visível de sacrifícios, mas apresentá-los na maneira mais cômoda possível que já faz parte do misticismo requerido.

O CEMITÉRIO

Em 4:07 o carro chega ao cemitério "descanso dos Anjos", mas ao mesmo tempo você verá que é somente um sonho de Jeremias.

CRÍTICA

O Cemitério é o lugar e repouso dos mortos. Até aqui tudo bem, mas os filmes de suspense e terror quando fazem essas amostrar, alguma coisa em segundo plano estão em questão. Nessas imagens podem haver grandes incentivos místicos, ou espirituais nas representatividades.

Cemitério é lugar de muitos casos envolvendo ocultismos e rituais. Tem também as influências espirituais que são reconhecidas pelos espiritualistas.

O magista quando apropria-se desse lugar, recebe energias que lhes são necessárias. Outros lugares também podem ser usados como: necrotério, sombrios e escuros e locais de guerras e massacres. As imagens em cinzas fazem parte desse enigmático mundo místico. Lembrando que todas imagens filmadas nesses locais são escurecidas ao tom de cinza, para assim preservar as energias.

Em 5:23 o ano é 1994.

Em 9.35 Mark é confrontado pelo professor, e segue uma cena de agressão ao professor, mas na verdade não é real.

Essa é uma parte introdutória, um estilo novo de apresentar o enredo.

Em 10 minutos acontece o início do filme.

A TORRE NEGRA

Em 14:58 a frase " a torre Negra precisa de mim e de você".

Na verdade isso trata-se de algo espiritual, uma torre não contrataria alguém somente. Aqui está o lado místico e ocultista da trama. A torre representa algo espiritual, um ser que até então não se manifestou-se, mas que será conhecido em breve. Logo abaixo você verá mais comentários sobre isso.

O LIVRO

A torre, um triângulo entrelaçado ao outro fazem parte do livro.

Em 22 minutos Mark abre o Livro que seu irmão lhe deu quando ele fez 16 anos. O livro segundo a lendo deve ser passado de geração em geração, e de pai para filho sempre quando fizerem 16 anos.

Uma das imagens do livro é a torre Negra, e só seu lado um triângulo com uma seta apontando para o núcleo Negro. O nome em seguida é "Tubérculo", seguido da imagem que separa os níveis de degraus da torre com o topo sendo o nível celestial.

Gárgola é mencionado, o caçador de escravos é um homem de chifres, e o sacerdote Taurus que também tem chifres com um bastão na mão.

O ataque mostra figuras de homens com chifres atacando pessoas, escalpando algumas, e então a imagem do grifo: um leão e águia ao mesmo tempo.

CRÍTICA

O Livro apresenta imagens místicas e ocultistas. É por ele que segundo a crença deve acontecer algumas coisas como representada nas imagens; ou seja, um presságio. Os livros de magia sempre são cheios de imagens que representam tais seres espirituais, ou objetos místicos.

Em 25 Mark se vê diante da torre Negra, e um cenário em imagem de Tom escuro.

Ele presencia um cenário de morte, contendo várias caveiras. Quando um homem com chifres tenta lhe atacar ele acorda. É novamente um sonho.

A CENA DE SEXO

Em 27:35 uma cena se sexo aparece dentro de um carro. As imagens são de meio corpo e tentam simplesmente distrair a atenção dos fãs. Ela é única no enredo e está quase no meio do filme.

A ESCOLA

Em 31:06 Mark está novamente na escola, assiste a um filme sobre o ataque de um leão. Ao ver a cena ele recorda-se da imagem do seu sonho como fleches. Tudo isso faz parte de ligações dos acontecimentos que se seguem.

No armário da escola uma caveira desenhada em grafite aparece novamente. Desde o início das primeiras imagens da escola essa mesma caveira é valorizada como imagem em segundo plano. Nessa cena ela aparece por 10 vezes em segundo plano.

Se você não a viu em cenas anteriores, ela está ai. O cenário foi propício, um armário de escola, mas na verdade é uma ligação forte das caveiras apresentadas nos sonhos de Mark e das cenas do cemitério. Saiba mais em Ocultismo.

O TERAPEUTA

Em 33 Mark visita o terapeuta e faz uma sessão. Ele revela que leu o Livro da crônica. Ele recebe orientação de que há 10 anos seu pai havia morrido. Seus sonhos e visões podem fazer parte de traumas vivido, mas pode ser controlados.

Mark devolve o Livro para seu irmão que ainda acredita que eles serão convocados para a torre.

Thomas é o irmão de Mark, ele é o incentivador de Mark a prosseguir com o plano de conhecer a Torre Negra. Um jovem que aparece fumando em algumas de suas cenas. Já falamos sobre os efeitos do vício em outras matérias que você pode conferir.

Lembrando que outros roteiristas já apresentaram tais torres em seus enredos. Se trata do mesmo seguimento, e um presságio místico para eventos futuros.

Como faz parte de uma crônica não podemos associá-la a construção da Espanha com o mesmo nome. Residente na cidade de San Cugat del Valles e remonta o século XIII.

O ESCONDERIJO E O SANGUE

Em 40 minutos Mark e seu irmão vão em um saguão escondido, de onde eles mantêm arquivos antigos de seu pai.

Um objeto é usado e Thomas fura seu dedo na peça, e seu sangue goteja ao solo.

Um pêndulo em forma de Pião é encontrado, e segundo Thomas é necessário o sangue dos dois irmãos para que a lenda continua.

Thomas esclarece que é necessário uma luta a partir desse momento ao sair eles encontram uma estátua no telhado. Ao mesmo tempo que descem, a estátua que representa a morte com uma grande foice na mão é despertada e tenta matar os irmãos.

AS ESTÁTUAS GANHAM VIDA

A outra estátua de um anjo guardião do cemitério que também empunha uma estátua revive nesse momento e tenta impedir o ataque.

Em 59:24 escondidos, Mark recita que "isso não é real", esperando que a luta dos seres acabem do lado de fora.

Assim termina o roteiro.

A Vida dos monumentos (estátuas) não é explicado no roteiro, mas elas tomam vida para iniciar o progresso descrito nas crônicas do livro. Um futuro de mortes, guerras e confrontos está marcado a partir desse momento. Até esse instante não foi possível saber quais dos dois seres espirituais venceram a batalha, foi deixado em suspense e apreensão o final do embate.

UMA NOVA SEQUÊNCIA

Aparentemente, como o final não acontece demonstrando como ocorre a luta, nem o que poderia acontecer, é bastante provável que isso significa uma continuação em sequência posterior.

Para quem gosta desses roteiros, é certo que gerou uma grande expectativa de como seria esse final. Não houve muitas cenas de ação, e quando começa uma, já está no final do filme.

Para quem assistir a primeira parte, deve procurar no seu Aplicativo preferido o seguimento. Você deve ter uma assinatura de Streaming para acessar os outros episódios da sequência de Grifo, em série.

RESUMO

O Longa-metragem está configurado como "M" em nosso catálogo. M nas categoria de Mistério e Misticismo ocultistas.

Algumas imagens são catalogados nos escritos místicos, e também usados em magias como detectamos acima.

Como não fazemos crítica de filmes de terror, você poderá conferir outras críticas online que contenham algumas informações básicas dos enredos seguintes.

Até o final desse primeiro episódio atestamos que muitas imagens são usadas e conhecidas do seguimento espiritualista e místico. Alguns artefatos apresentados também contém forte indício das práticas ocultas, e assim concluímos que o enredo faz parte não somente de suspense natural, mas de contos místicos.

Abaixo você encontra outras críticas que estão na categoria M.

 

 

           Redação Opinionews 

 

 

Novas Críticas Opinionews