Imagem Opinionews
CIÊNCIA TECNOLOGIA
Salto Quântico entre Suécia e Finlândia é cogitado
Suécia e Finlândia pretendem obter uma maior quantia da “computação quântica” do mundo. Seus participantes regionais querem aprimorar suas capacidades usando a tecnologia disruptiva.
A Universidade Chalmers University of Technology, denominada CUT, na Suécia quer usar a partir de agora a tecnologia quântica para melhorar o desempenho dos sistemas de radares.
O projeto está em análise e requer dos especialistas, construir segurança cibernéticas usando o nível quântico, e que ofereçam um nível superior de proteção para redes e infraestruturas em críticas de TI.
O especialista Sundstrom informou que: “Grandes players de defesa e segurança cibernética da região nórdica já estão conectados de alguma forma aos projetos quânticos na Finlândia e Suécia”.
Os países nórdicos como Dinamarca, Finlândia e Suécia estão a frente das inovações tecnológicas quânticas e suas pesquisas avançadas. Nesse avanço de criação de computadores quânticos tem motivado várias iniciativas europeias na montagem de canais de comunicação criptográficas, e redes de fibra óptica são usadas para comunicar com segurança as informações confidenciais, dentro e fora das fronteiras nacionais até o momento.
No relatório de segurança está contido o planejamento logístico, o realinhamento organizacional, desenvolvimento de produtos e a criação de soluções para questões de segurança.
Até o momento a Suécia está em um estado avançado nas pesquisas, e por isso essa demonstração no relatório visa um ecossistema nacional interligados da tecnologia.
Com isso cinco organizações divulgaram um relatório em março (2023) com o título “A Swedish Quantum Agenda” pedindo uma estratégia nacional sueca para o desenvolvimento da tecnologia.
Redação Opinionews: J.B.Lima
CONTEÚDOS ANTERIORES