CRÍTICA: FILME O SOM DO CAOS
Encontramos algumas cenas que provavelmente chamará a sua atenção
Crítica Filme
O Som do Caos - Noise
Ano Lançamento: 2023
Gênero: Drama, Suspense
Produção: Caviar, Screen Flanders; distribuição: Netflix
SINOPSE
A trama acontece na casa que Matthias “Matt” viveu na infância, mas agora voltou a residir no local.
Ao investigar um caso suspeito ele descobre um acidente no local. Mas passa alguns momentos difíceis com a família, e Liv sua esposa.
Até você entender o filme, parece um suspense pesado, mas vai descobrir que não é tao ruim assim, nem pesadelo como parece.
O filme está em destaque na Netflix e bastante visto até o momento. Vamos a análise opinionews.
INÍCIO
As primeiras cenas mostra uma mulher (Michelle) que caminha rumo ao rio e logo se afoga. Logo depois aparece Matt com sua esposa que já está morando no local.
As primeiras cenas na casa, o casal recebe um presente do irmão de Michelle; um Coelho.
Alguns instantes a câmera foca o objeto, até aproximação em câmera lenta. Tudo parece normal aqui, mas essa imagem está sendo valorizada em filmes modernos.
Qual a representatividade do coelho nas cenas? Qual significado se pode obter com essas imagens?
Falamos desse significado no Filme O Exorcista do Papa que indicamos que você leia para entender o que realmente significa uma imagem de coelho.
SÍMBOLO DA VELOCIDADE
Um dos significados denominados como “alegórico” usados em muitas ciências, é o fato de objetos servirem de linguagem velada para representar uma ideia. Essa linguagem está implícita em muitos filmes que pesquisamos, e junto delas uma “mensagem subliminar” proposital de seus idealizadores.
O significado mais provável, é que a imagem do coelho (lebre) significa e representa a fertilidade mundial. Mas também na ciência enigmática ou alegórica, o coelho representa o símbolo da velocidade.
O que isso tem a ver com o filme?
Cada lançamento precisa atingir seu objetivo principal. Uma meta demográfica, e seus ideais financeiros. Como tudo está na velocidade avançada, o coelho em uma cena representa esse objetivo subjetivo; uma vez que quase ninguém irá perceber seu foco principal.
O GOOGLE
Em 18 minutos uma procura no Google reporta um resultado sobre o local. Como se vê na Captura.
A apresentação do Google como canal de pesquisa é uma parceria bem próxima, já que ele representa o principal meio de pesquisa na Rede Mundial.
Alguns filmes usam livros ou registros antigos para desvendar mistérios sombrios. Mas aqui a presença da Internet faz a diferença, já que estamos todos conectados.
Um dos problemas descoberto na pesquisa, é que o local foi palco de um incidente que deixou seu pai em estado doentio.
Em 31 minutos, Matt descobre no Google que a fábrica teve problema com a produção. Um deles causou problemas respiratórios nos funcionários.
AS VÍTIMAS
Em 43 minutos, Matt descobre que família das vítimas processaram a empresa.
Ele vai tentar reverter a situação procurando por provas, mas infelizmente Matt não irá concluir seu desejo. Não foi uma boa ideia colocar esse suspense e até o final do filme Matt não resolve o problema, deixando sem solução o final.
Em seguida aos 47 minutos, Matt dentro do carro parece ver algumas pessoas ao seu redor, mas são ilusão de pessoas que provavelmente vem a sua mente que foram afetadas pelo acidente.
PROBLEMA CONJUGAL
Em 50 minutos Matt discute com a esposa por falta de diálogo por causa da sua pesquisa que o afastou da família. Por um longo período Matt deixou a esposa e o filho para aprofundar na busca de solução para o problema. Seu filho pequeno sempre ficava ao seu cuidado, e com o cansaço pelo esforço empreendido, começou ter momentos de irritação e raiva.
Esse espaço da cena remete-nos ao início ao qual o casal está com seu filho e felizes por aquirir a propriedade para a família.
O cenário pode ser uma apresentação formal do estado familiar de muitas pessoas no mundo moderno, e a real dificuldade entre casais quando enfrentam um problema de uma das partes, afastando-os e causado intrigas, brigas e distanciamentos.
A DESCOBERTA
Em 59 minutos, Matt Fica sozinho na casa, e continua sua busca. Procura pista para inocentar Poll seu pai, que até o momento está vivendo em um abrigo. Algum tempo do filme Matt passa visitando seu pai para conversar a respeito do local, e do acidente que aconteceu até encontrar uma pista que ele não sabia.
Em 1:10 Matt revela ao pai que descobriu ao menos 15 mortes, e quer revelar o motivo para o inocentar. Caso que não acontece, e não deixou pistas que poderia ser revelado em uma outra ocasião.
DE VOLTA AO INÍCIO
Em 1:15 minutos, quando Liv visita Poll, ele a confunde com Michelle, é a mesma cena do início do filme. Aqui está a resposta da cena em suspense que você viu no início. Michelle era a esposa de Poll que se afogou com o filho no lago. Ele se emociona e passa por momentos de angústia diante de Liv.
Assim, Matias termina com a família fora da casa olhando o lago; o mesmo do início do filme. Nada fio resolvido, mas o casal agora está feliz novamente.
Não parece que o filme terá uma sequencia posterior, mas caso tenha um segundo filme, nós estaremos de olho e te contaremos o que terá nos próximos cenários.
CONCLUSÃO
O filme é qualificado como suspense e terror, mas ao você assistir vai perceber que são cenas leves, e que facilmente se nota os suspenses. Não encontramos muitas imagens subliminares, e nem adição de misticismo extremos, ou mesmo ocultismo declarado.
O enredo é limpo, típico familiar e de cenário moderno. Chame sua família e vá assistir que é uma boa indicação.
Até mais!
Os editores @Opinionews
Auxílio de leitura
As descobertas do misticismo Cada símbolo ocultista que são mais usados atualmente é desvendado |
Aprenda esse método Quer passar em Concursos Públicos facilmente. Esse Livro é uma boa dica para você |