CRÍTICA: Filme o Exorcista do Papa
Lançamento: 2023, EUA 06/04/2023
Produção: Sony
Gênero: Suspense, terror, história
Qualificação: 16, 18 anos
SINOPSE
O filme é um retrato da vida real, uma história contando um dos diários do Padre Gabriele Amorth, que atuou como exorcista da igreja católica por muitos anos.
Todo filme tenta retratar o ministério de Gabriele como exorcista do Vaticano. Um dos casos é o filho de uma mulher que é vítima do demônio, e o padre é convocado para libertar o garoto possuído.
Descobrimo algumas cenas misteriosa, e você vai saber quais são.
ANÁLISE
O início do filme é simples. A primeira cena mostra uma mensagem que inspirou o roteiro:
"Quando nós burlamos o diabo e dizemos que não existe, é quando ele é mais feliz".
Padre Gabriele Amorth
Em seguida a data de 4 de Julho, 1987 em Tropea, Itália da lugar as cenas com imagens.
Nesse início não contém nenhuma informação que leve diretamente ao fato. É um início tranquilo e sem violências, aparentemente como em filmes de suspense.
Depois de uma cena que o padre chega de motocicleta, ele conversa com uma garota. Pergunta a ela se conhece o Pai Nosso; uma oração conhecida por muitas religiões e seitas pagãs. A garota responde “sim”!
Até esse tempo não percebemos nenhuma cena misteriosa, ou qualquer imagem subliminar. É a partir daqui que o filme começa a apresentar sua proposta histórica.
A LEGIÃO
Em 4:05 a primeira cena de um homem deitado numa cama possesso prossegue com alguns diálogos. O homem diz ser primeiro uma “legião”, e depois que é Satanás.
Pergunta ao padre se ele duvida.
Como primeiras cenas, o que notamos aqui é que, ao se revelar como legião e Satanás, podemos perceber que essa pronúncia nos remete ao texto da Bíblia que relata essas entidades como sendo reais. (Marcos 5.9)
Os evangélicos acreditam que existem tanto demônios como legião, pelo fato de estarem implícito nas Escrituras Sagradas. Jesus ensinou seus discípulos a combaterem esses seres.
Já as seitas pagãs ou demoníacas acreditam que esses seres são deuses, e estão a adorá-los, pedindo seus favores. O satanismo e seitas espiritualistas os veneram em seus cultos.
Satanás para os satanistas é um deus verdadeiro. A igreja católica e cristã como inimigo de Deus.
CRÍTICA
A data que vimos, pode ser analisada numericamente, e faremos isso:
4+7= 11; e 1+9+8+7=25; e 2+5=7
A apresentação do número 11 demonstra a participação de mestres maçônicos por trás da trama, das financiadoras e comércio da película.
O número 7 é uma referência de perfeição; ou seja: O projeto está lançado e confirmado pela maioria (mestres) iluminados.
Como isso é possível?
O filme recebeu notas altas de acesso logo depois do seu lançamento mundial. Avaliações acima de 80 e 90% de aprovação.
A data de lançamento no Brasil 6/04/2023
6+4=10; e 2+2+3=7
Não temos aqui uma data que inspire ocultismo, mas intenções programadas de sucesso. E parece que está dando certo até agora.
O COELHO
Em 14:36 no quarto da jovem Amy em segundo plano aparece em desfoque a figura de um coelho, e se repete enquanto acontece o diálogo.
Símbolo da fertilidade. Esse é o significado mais provável e reconhecido para uma imagem ou sigilo da lebre. Porque o colocar na cena feminina?
Ele aparece 6 vezes nas cenas. O que realmente no mostra a intenção cenográfica. Seis é o número do ser humano, do seu nascimento e com o coelho significando fertilidade ficou muito bem montado o cenário.
Além de outros mistérios que envolvem a lebre, ele está relacionado com a Lua. Algumas culturas o tem como símbolo de prosperidade e bonança.
Segundo o dicionário de símbolos:
Mitologia Egípcia, Osíris, deus da vegetação e do além, foi retratado com cabeça de coelho.
Com essa figura fica claro um ponto crítico: Porque colocar um coelho no cenário? Alguém queria passar essa mensagem no enredo?
Claro que para especialistas, essa é uma mensagem subliminar, e de efeito espiritualista. Nem todos vão notar esse objeto em segundo plano; mas ele está lá.
O que você talvez não pensaria nesse momento, é que o coelho também é o personagem central da “Páscoa Cristã moderna”. Todos evangélicos aderiram a comemoração cristã, e compartilham mensagens contendo a figura da lebre como forma visual do evento.
A maioria dos evangélicos ignoram sua representação, distanciando-os da verdadeira Páscoa descrita na Bíblia. Denominada páscoa judaica. A imagem do coelho na páscoa dos evangélicos pode ter aproximação com esses significados espiritualistas, e nessa amostra pode trazer significado místico para seus idealizadores.
A POSSESSÃO
Em 22 minutos o garoto está em cima de uma cama, e começa os primeiros momentos da possessão demoníaca. Uma das primeiras mensagem do demônio “todos vocês vão morrer” gera medo, e o pedido para um exorcismo.
Um padre errado vai realizar o exorcismo, mas é brutalmente atacado.
Em 35 minutos de filme o padre Gabriele começa o exorcismo que vai até o final da história, passando por algumas cenas bem complicadas para eles.
Alguns pontos importantes nós separamos para a crítica, os quais são:
O SIGILO DO PADRE
Sigilo é uma esfinge, mais conhecido como um amuleto sagrado, objeto de valor cristão usado em determinadas ocasiões.
O selo que o padre usa em seus exorcismos, é o anel de São Bento, usado para aplacar a fúria de Satanás. Nesse caso usado na cena:
O padre vai usar esse selo mais vezes enquanto faz o exorcismo, é a peça protetora para sua pessoa.
O ANJO DA GUARDA
Em conversa com a mãe do garoto, ela passa por um interrogatório do padre para descrever a causa da possessão do filho. Segundo ela sentia que o seu “Anjo da guarda” sempre esteve ao lado dela.
A crença no anjo da guarda não existe somente na Igreja católica, muitos evangélicos também acreditam que existe esse companheiro humano.
Porque mencionar essa crença?
A valorização da cultura católica está em foco. Mas na verdade apreciada por outras seitas e religiões, trazendo força para o enredo, e uma aproximação de fiéis.
O SELO DO VATICANO
Em 53 minutos o padre faz menção do selo do Vaticano. O local foi abandonado e lacrado com o selo da igreja, e somente agora fora descoberto.
Como o filme é histórico, a peça remonta o ideal da pela a qual está sendo exibido.
A CRUZ INVERTIDA
Em 54, a cruz gira sozinha na parede no quarto.
Já falamos que alguns símbolos você deve ler o artigo ocultismo para entender algumas coisas.
A cruz invertida é usada pela igreja católica como a cruz de Pedro. Mas também passou a ser usada pelas seitas pagãs como os satanistas.
Outro símbolo que é mencionado, “O Selo da Revolução Espanhola”, e em 1:03 eles encontram o anel do Cardeal protetor.
Em 1:07 eles encontram o cadáver do Cardeal John Radar, o exorcista que tinha sido ordenado para realizar o exorcismo no local, mas foi morto.
O NOME DO DEMÔNIO
Em 1:11 o padre descobre que o nome do demônio é Asmodeus, o príncipe do inferno. Segundo o padre, descobrir o nome da entidade na hora do exorcismo é uma tática de vencê-lo mais facilmente.
Asmodeus; Asmoday, aparentemente aparece com asas e três cabeças: de homem, touro e carneiro.
Segundo Wikipédia Online:
O acrônimo Baal, nome do deus pagão citado tanto nas escrituras sagradas do Torá (judaísmo) quanto na Bíblia (cristianismo), que se traduz nos nomes dos demônios Beelzebub, Astarot, Asmodeus e Leviatã.
Esse demônio não costuma ser exorcizado facilmente, mas pode contribuir para grandes influências malignas na vida humana.
Uma olhada de relance não te mostra nada mais do que uma possessão, mas Asmodeus rege 72 legiões de espíritos inferiores. Ele também ensina astronomia, geometria, aritmética e artes.
Sua presença como espírito de possessão pode ter sido pensado pelos escritores, e isto inclui uma forte tendência em aproximar os satanistas do enredo e filmografia. Sua presença poderá garantir uma maior credibilidade aos espiritualistas, mesmo que seja de modo subjetivo.
O EVANGELHO
Em 1:14 há uma citação de um texto do Evangelho de Mateus. É uma pronúncia de Jesus que diz:
"Quando fizeste a um dos pequenos, a mim o fizeste".
O uso do texto pode ter sido inserido para chamar a atenção do evangélicos. Mesmo sendo um filme baseado em terror, alguns ao ouvirem essa pronúncia ficam bem mais a vontade.
Assim, o projeto fica completo; aproximar a todos, e qualquer tipo de religião as Telas de cinema. Claro que hoje é muito fácil assistir do seu próprio aparelho Smartfone, na Internet.
Concluímos que você deva assistir o filme para comprovar o que acabamos de descrever. Siga-nos sempre para ficar ligado nas maiores descobertas de ocultismo presente nos dias atuais.
Redação: Opinionews