CRÍTICA DO FILME INVENCÍVEL, EVE ATÔMICA
Eve Atômica, Invencível
Lançamento 2023
Gênero: Ficção científica, Drama, Série
Diretor: Dan Duncan, Haylee Herrick
Distribuição: Prime Vídeo
RESUMO
Samanta Eve Wilkins, denominada Eva Atômica, vai descobrir que pertence a uma família, e a origem do seu verdadeiro poder. Ela vai se descobrir aos poucos e entender o que realmente aconteceu em sua vida.
Uma animação que pode reservar alguns segredos, e opinionews vai analisar as cenas para descobrir o que poderá configurar artimanhas subliminares, ou incentivo ao misticismo e ocultismo.
Bora lá em nossa análise sistemática!
O INÍCIO
A primeira cena de uma fábrica vai dar lugar as falas e uma explosão. A Liga lagarta entra no laboratório para roubar um soro.
Os Guardiões Globais aparece para impedir o roubo e a primeira batalha acontece.
Esses guardiões não vão acompanha o roteiro seguinte, mas dará lugar ao que realmente está por trás do soro, que é uma criação em laboratório, com interesse governamental, mas com o seu grande poder de mudanças, é alvo dos maiores vilões. Como o filme é pequeno, as cenas tem em si um resumo de tudo em pouco tempo de apresentação, mas uma sequência bem programada para contar o histórico inicial da trama. Somente mais a frente você entenderá o que realmente acontece no início, e como Samanta, abreviado no filme para (Sam).
O PROJETO
Em 05:58 a frase "o bebê é super humano" segue com outros dizeres como: a criança é única de todas as maneiras.
CRÍTICA
O projeto está baseado nas criações de mutações genéticas. Os filmes estão incentivando essa prática em seus enredos, e grandes experimentos estão em andamentos no meio científico mundial. O agente do soro tem como forma “mutações principais fontes de variações genéticas”, e alterações no material genético. Essa é a teoria identificada no filme denominada “atômica”.
Uma mulher “sem precedentes” é escolhida para ser cobaia do soro enquanto está grávida. Sua vida é tirada quando o experimento termina com o nascimento da criança, que vai ser procurada por causa do efeito mutativo gerado no seu organismo.
TRADUÇÃO DE EVE
O nome usado está no Inglês “Eve” acrescido com “atômica”. Quase ninguém vai se importar em saber o porque do uso nominal escolhido. Eve traduzido para o Português é (Eva), um nome bíblico da primeira mulher criada segundo a história da criação.
Os criadores fizeram uma cópia, até certo ponto da primeira mulher existente, só que lhe deram a origem no termo “atômica” que pode ser entendido como (genética ou mutação) - a Eva geneticamente criada em laboratório.
O homem brincando de deus, criando, ou interferindo na criação original.
Desde o experimento denominado Clone (1996) da ovelha Dolly, os criadores e roteiristas apostam nessa tendência criativa, reforçando o interesse para essa área, que incentivam laboratórios mundiais em pesquisas do gênero. O roteiro não tem vínculo com a realidade, mas trata-se de um incentivo ao setor.
A brincadeira no uso representando a Criação Original, pode e têm como alvo as novas tendências filosóficas e teológicas contrárias as verdades descritas na Bíblia. Assim como o Longa-metragem “Adão Negro” (2022, EUA, Worner Bross, DC) mudam drasticamente a mentalidade de opiniões sobre a verdade cristã. Seria um não ao Adão e Eva da criação crista. Um não a criação Divina!
RELIGIOSIDADE
Em 7:46 "obrigado meu Deus" é dito quando uma criança é entregue a um casal Adam e Betsy que parecia ter perdido sua filha ao nascer, mas quando lhes é entregue a criança e eles a chamam de Samanta.
Sua criação é vista em várias imagens em sequências. A progressão rápida demonstra o avanço histórico da heroína em pouco tempo de apresentação. Sam vai crescer em pouco tempo, chegando a sua fase jovem, quando demonstra o seu poder e sua forma original de atuação.
CRÍTICA
O termo “obrigado meu Deus” é reconhecido quase no mundo todo como apresentação de fé. Os roteiristas sempre estão aproximando a fé e a religião nas tramas. Claro que todos demonstram fé em algum deus, ou seitas pagãs; tudo é fé.
Mas na verdade essas pronúncias são um indício de elogios a todo tipo de fé, e que denominamos (ecumenismo religioso). Quando evangélicos mais conservadores ouvirem, por certo terão em primeira consciência que nada de mal está inserido no roteiro, e aceitável a todos cristão por estar lá uma frase denotando, devoção a Deus.
Essa é uma valorização cristã adaptada pelos criadores e diretores, para aproximar-se de seus fãs de classes evangélicas. Essa junção é potencialmente intencional.
Em 11:44 uma imagem de um "ursinho" é visto em uma caixa, é a segunda aparição até agora. Vamos analisar até o final para tirar conclusão concreta.
A BANDEIRA LGBT
Em 16:31 no quarto aparece um quadro de cores que representa a bandeira LGBT, seguida de sua primeira experiência do poder que Sam descobre por acidente.
CRÍTICA
Assim como anteriormente os evangélicos foram representados com uma frase reconhecida, agora os criadores tensionalmente expõe a bandeira de um grupo de pessoas, os LGBTQIA+. Sua apresentação na forma de bandeira, é um meio de não chamar muito a atenção visivelmente, uma ideia vislumbrante para os adeptos do grupo.
Você nem vai perceber se não conhecer as cores que fazem parte da bandeira, mas ela está lá em segundo plano na imagem. Um exemplo da bandeira abaixo para você lembrar que realmente foi pensada sua aparição na imagem.
OBS. Não estamos criticando maliciosamente o grupo, mas analisando imagens do filme que representam algum pensamento. Nossa missão é desvendar imagens que não são reconhecidas pelo público, mas foram intencionalmente apresentadas na película atual.
A 2ª BANDEIRA
Em 20:31 a bandeira dos EUA é apresentada.
Como sempre acontece com os filmes americanos, a bandeira do País é sempre valorizada nas películas. Sua apresentação é intencional e faz parte de uma valorização patriota. O patriotismo está presente como uma ética entre os roteirista e diretores, e sempre você verá de alguma forma a bandeira americana representando seus criadores, e o próprio país. Seria algo desse tipo: “Vejam! Somos americanos em mais uma Superprodução”.
Em 26:30 Sam vai descobrir como ela se tornou uma heroína. Como um projeto que deveria ser usado pelo exército Americano sai de controle. Seus poderes poderão lhe trazer problemas porque o Exército ainda está a sua procura.
Em 49 Samanta encontra seus pais com o bolo do seu aniversário, ela vai viver com seus pais adotivos.
RESUMO
Os críticos estão otimistas de que o Longa foi uma boa aceitação pelos fãs, e que veio em boa hora depois da Série que havia finalizado.
Como episódio extra, o Prime apresentou aos fãs um teaser que foi recebido em grande estima. E breve anunciada a próxima temporada que deve chegar em novembro.
Não há muitos misticismo apresentada na trama, mas alguns símbolos que representam grupos e países. O fato de usarem o nome Eva pode sugerir uma crítica sobre o estado Original da criação.
Para quem gosta de série, provavelmente já está a espera dos episódios, nós avaliamos sempre o primeiro episódio, e deixamos os demais para os fãs.
Redação Opinionews
Novas Críticas Opinionews