Crítica Filme Mulan o nascimento de uma lenda

 

 

 

  CRÍTICA DO FILME MULAN

Mulan o nascimento de uma lenda

Lançamento: 2022/2023, 74 min, China

Gênero: Fantasia, Ação, Guerra

Diretor: Li Yuxi

Produção: Disney

 

SINOPSE

A história conta como a jovem e talentosa Mulan, de família humilde cresceu vendo o seu pai lutar pela liberdade de seu país. Entre muitas guerras no reino o exército inimigo sempre estava pressionando os homens guerreiros a participar de batalhas mortais pela sobrevivência.

Quando houve um chamado do imperador para que os homens novamente se alistassem para uma grande batalha, o pai de Mulan se encontrava sem forças para poder fazer parte da guerra, mas como nesse tempo a obrigação era imposta, seu pai não tinha escolhas ou deveria sofrer com a própria vida.

Sua decisão foi fatal para tomar o lugar de seu pai. Uma decisão imprópria para o estado que nunca havia incorporado uma mulher em seu exército, mas Mulan irá provar o seu valor entre o exército em defesa de seu país e de sua família. Assim como outros títulos em animações que foram exibidos bem antes, o filme leva o mesmo peso no roteiro para mostrar a grande lenda de Mulan.

INÍCIO

Mulan é filha de um homem que sempre lutou pela liberdade de seu país, ela sempre valorizou as habilidades de guerreiro de seu pai, mas não sabia que em breve estaria no exército para defender sua pátria em lugar de seu pai. Suas habilidades vão ser um grande benefício para sua missão que o espera logo mais.

O general Shan vai parecer duro com a decisão até Mulan provar o seu grande desempenho nos combates. A história mostra a atitude de uma jovem que procura preservar o seu velho pai de ir a guerra. Ela se passa por um jovem guerreiro, e vai enfrentar por momentos críticos, mas sua decisão em ajudar a sua família é o grande propósito dessa aventura.

O roteiro parece ser considerado verdadeiro pelo fato de ter sido encontrado alguns artefatos que prova, que não é somente um conto chinês. Reservamos um comentário científico que enriquece a história de Mulan.

CRÍTICA

Como sempre acontece, os roteiristas sempre recorrem aos históricos antigos sobre lendas e estórias para se basearem-se nos mais diversos contos filmográficos. Mulan não é diferente.

Existe um poema chinês no museu de Taipei. Conta a mesma história da jovem que se aventura para salvar a vida de seu pai, velho e doente. Baseada nos séculos 4 e 5 d.C. Gerou muitas críticas infundadas até o momento. Em contrapartida, outros escritores mostram como a inspiração se tornou em desenhos animados na década de 90, e logo depois um Longa-metragem.

As traduções do nome variam de escritor, e alguns ousam traduzir o nome como relacionado a deuses antigos, e outros evangélicos a demônios, mas tudo são críticas fracas. Os efeitos usados nas animações podem ter gerado esse tipo de pensamentos, mas tudo ficou a cargo dos criadores e designers artísticos dos Studios Disney. Claro que, para a presentação final alguma coisa que se aproxima de misticismo e ocultismo sempre são valorizados pelos criadores e diretores de imagens, mas não que faça parte da história verdadeira. Como alguns mantenedores de Canais sempre repassam o que ouvem, pode estarem cometendo um grande erro de interpretação, e levando seus seguidores a crer em algo mais fantasioso do que verdadeiro.

A pesquisadora Christine Lee, investigou pela Universidade da Califórnia em 2020, e apresentou um resultado sobre ossadas de mulheres guerreiras que provavelmente foram chinesas. Hua Mulan apareceu em séculos seguintes na cultura chinesas, o que reforçou os trabalhos arqueológicos de Lee. A imagem da Wikimedia Commons ilustra a personagem.

VALORES IMPORTANTES

Vários valores estão inseridos na trama. Podemos considerar o bom comportamento dos pais na criação dos filhos. Na china esse comportamento é valorizado ainda hoje no país, com mudanças se comparado ao período antigo.

Sua devoção a família é um laço forte valorizado na história. Como os mitos sempre contam algum valor em si mesmo, Mulan é um forte indício de que, mesmo havendo sido considerado como (poema/mito) revela grande assunto relacionado a cultura chinesa.

Obediência ao Imperador. Com as grandes guerras imperiais, os líderes chineses optaram por colocar um forte padrão rígido de Leis. Uma delas era a observância a obediência imperial, como é retratado no longa. Um dos primeiros imperadores da dinastia Qin (221 a.C.) tem uma história marcada por esse domínio, segundo a história ele considerou-se o primeiro imperador Qin. Em seu domínio estabeleceu grandes destaques militares defensivos contra tribos nômades do Norte e do Sul.

RESUMO

VALORES MODERNOS

Mesmo que Mulan representa uma história antiga, os criadores da Disney na verdade está procurando determinar sua posição em demonstrar os valores atuais da humanidade. Com propósitos, a Disney está valorizando mais uma vez a defesa da discussão sobre a “feminilidade”, ou “feminismo” que está em voga em todo o mundo. As mulheres querem seus direitos iguais, e a luta se tornou acirrada com grandes campanhas na internet, e apoiada por grandes marcas da moda e outros seguimentos.

Como Mulan retrata uma luta num país ditador, sua história procura alavancar novos ideais entre os defensores mundiais dos direitos femininos. A prova da coragem de Mulan em representar seu pai, pode trazer uma fé nos termos das conferências mundiais, que defendem valores feministas.

Ainda nessa luta se enquadra também as mulheres trans, que procuram refúgio nessa luta, e valorizar sua figura no conceito de gênero. Algumas de suas defesas se baseiam em argumentos como: “A mulher é uma construção social, histórica, cultural e envolve também aspectos biológicos e fisiológicos”.

 

 

           Redação Opinionews - J.B. Lima

 

 

Novas Críticas Opinionews