Imagem Opinionews/Talkia
INTERNACIONAL
Onibus e carros não tripulados estão em ascensão num futuro promissor
O Sinal que identifica o carro autônomo, é a letra “A”. Depois de alguns testes em anos anteriores que surgiram em 2015, chegou ao avanço de ônibus testes serem lançados em alguns lugares como Europa.
Na Grécia, o primeiro micro-ônibus começou a ser testado em 2015 em Trikala no setor urbano. Disponível para 10 pessoas, e um trajeto inicial de 9 Quilômetros via satélite, há uma velocidade de 10 a 12 km.
O primeiro problema foi detectado no teste pela falta de energia em poucos segundos do trajeto, e o veículo quase sofreu um acidente. Os técnicos começaram a avaliar as falhas do sistema, e cinco anos depois o veículo voltou a funcionar novamente.
A partir desse projeto piloto em Abril 2023, o Departamento da Educação Física e Ciências do Estado da Tessália, irão usar o veículo para conduzir alunos no trajeto.
Na Finlândia o projeto iniciou em 2016, e mais de 100 empresas diferentes começaram o trabalho de programação de automação do transporte.
Na França, ônibus e táxis são projetos esperados desde 2021, que um protótipo foi testado em Paris, mas não foi oficializado. Em 2022 autoridades liberaram o uso de automóveis “A”, mas os ônibus ainda devem esperar para ser operados.
No Reino Unido, em maio 2023 o projeto com cinco ônibus autônomos começaram em Edimburgo, mas eles ainda mantém um motorista que assumirá os controles em caso de pane, e um vendedor de bilhetes que presta auxílios aos passageiros.
Uber em 2022 fez seus primeiros testes de entrega de comida com carro “A”. Os carros da Motional foram escolhidos para trafegar em Santa Mônica e West Hollywood, Califórnia.
Google entrou como concorrente e também lançou seu carro “A” com passageiros. A empresa filiada ao Google, Waymo, subsidiária da Alphabet Inc, lançou seus veículos com transportes ao público carregando aproximadamente me testes primários 1.500 clientes que ficaram satisfeitos.
No Brasil em 2022 a FAB e Embraer se uniram para um projeto “A” de aviões não tripulados. O memorando foi assinado em 2021, e colocado em prática no ano seguinte.
Segundo especialistas, isso foi fundamental para a competência da Embraer no desenvolvimento de sistemas aéreos com alto teor tecnológico.
Em 2023 os drones Camicazes são os mais usados na guerra da Ucrânia. Grandes ataques estão sendo realizados por esses veículos sem tripulantes, causando ataques e destruição de alvos a distância.
Os primeiros a serem usados foram de fabricação Iraniana, o Shared-136, equipados com ogivas explosiva na parte dianteira, seu alcance de 2.500 km, numa velocidade de 185 km/h, e de difícil detecção por radares.
Depois de anos esperando por veículos não tripulados, os homens infelizmente abriram suas mentes para o lado da guerra, e da destruição usando criações tecnológicas de última geração. Os alvos mais frágeis são os próprios humanos, que estão na mira de inimigos eminentes.
Opinionews fonte Internacional
Redação Opinionews
CONTEÚDOS ANTERIORES