CRÍTICA DO FILME
O Arrebatamento
Avaliação: Pr. João Batista Lima – Março 2023
Fonte: YouTube
Produção: 1998
PRIMEIRAS MENSAGENS DO FILME:
“Há milhares de anos os profetas judeus tiveram visões sobre o Apocalipse. A história está baseada no que eles viram”.
AVALIAÇÃO: A frase “milhares” tem como base identificar os escritos proféticos do Antigo Testamento, e pode significar “séculos”; já que milhares pode significar a teoria criacionista do surgimento da humanidade.
OS PRIMEIROS ATORES NO FILME:
(0:55) A avó de Helen diz: “Estou com medo que eu não esteja preparada para o que vai acontecer. As coisas vão piorar muito para depois melhorar”.
(1:50) Helen diz: “minha vó está convencida que o mundo vai acabar”. RESPOSTA: “Ela disse isso na guerra do Golfo”.
AVALIAÇÃO: O diálogo no filme ilustra o ensinamento “Dispensacionalista” que indica haver um período próximo ao arrebatamento descrito em Daniel 9.25,26. Mt 24.3. Possivelmente a personagem (avó) faz essa referência.
(9:55) Há uma referência ao “Relógio Escatológico”: NOTICIÁRIO: “O ponteiro do relógio do Apocalipse está cada vez mais perto da meia noite”.
AVALIAÇÃO: Um relógio foi criado nos EUA pelos estudiosos para demarcar os acontecimentos, e o período de tempo final. O relógio está na cidade de Chicago desde 1947. O seu ponteiro é avançado quando acontecimento catastróficos acontecem no mundo.
(20:40) NOTÍCIAS são divulgadas sobre a guerra nuclear.
(21:50) As pessoas começam a sumir em todas as partes do mundo.
AVALIAÇÃO: Esse fato só a Escatologia “Pré-tribulacionista” prega que vai acontecer. Esse é o “ARREBATAMENTO SECRETO”, ou a PARUSIA da igreja e dos salvos. 1 Co 15.51,52; 1 Ts 4.17. Observem que somente poucas pessoas somem, e a humanidade continua seu curso no mundo gerando discussões infundadas até o aparecimento do grande homem que vai solucionar esse caos na terra. Essa é a teoria teológica Dispensacionalista.
As outras teorias acreditam que já estamos passando pelo Apocalipse, e que Jesus ao voltar será visto mundialmente e que não haverá Grande Tribulação porque já estamos vivendo nela. (Estude outras teorias para entender a diferença)
(27:10) O ministro do Japão some a vista de todos, e vira notícia mundial.
(30:11) O Presidente da União Europeia se manifesta na TV e fala de Jerusalém dizendo: “Eu sou o deus de seus pais, Eu sou o Eu Sou”.
AVALIAÇÃO: Essa afirmação foi usada por Deus em várias partes da Bíblia. A Abraão Gn 15.7; Isaque Gn 25.24; Moisés Êx 3.6 Deus se apresenta a Moisés na sarça e faz essa declaração mais conhecida na Bíblia. A teologia Dispensacionalista acredita que o Anticristo vai usar essas credenciais para enganar primeiro Israel, e o mundo atual.
(32:10) O diretor da TV abre a Bíblia e afirma saber para onde as pessoas desaparecidas foram.
AVALIAÇÃO: O personagem representa uma pessoa que sabia dos ensinamentos da teologia Dispensacionalistas, mas que não foi no arrebatamento secreto, ou invisível.
(37:45) Há um anúncio de que o corrido foi o arrebatamento.
(39) O pregador apresenta respostas baseadas no Livro de Daniel 9 e 11 para provar que o ocorrido foi realmente o cumprimento das profecias bíblicas sobre os fato.
AVALIAÇÃO: Os textos apresentados são a base da Escatologia Dispensacionalista, que provam a veracidade dos acontecimento que devem acontecer.
(45:55) O Homem que se apresenta pela TV mundial se manifesta como o homem que ira solucionar os problemas mundiais, e anuncia a PAZ MUNDIAL.
AVALIAÇÃO: Esse fato se refere a Escatologia Pré-tribulacionista, que ensina que o arrebatamento acontece antes da Grande Tribulação. Somente depois desse evento o anticristo irá se manifestar ao mundo. 1 Tessalonicenses 2.8,9.
(1:16) O Messias se revela ao mundo e persegue quem não lhe adorar. Dispensacionalistas creem que isso vai acontecer logo depois dos três anos e meio iniciais depois do arrebatamento. Daniel 9.27. Ap 13.15.
(1:27) O jornalista marido de Helen se converte, é preso por sua confissão pública e sentenciado a morte.
Essas são as avaliações do enredo do filme, e das falas entre os personagens. Outros textos poderiam ser analisados, mas preferi atentar para os fatos mais importantes, e que são a confirmação de que os escritores usaram para o enredo da filmografia, a teoria Dispensacionalista e Pré-tribulacionista.
Outros filmes foram gravados e podem ser encontrados na Internet. Não fiz nenhuma avaliação de nenhum outro, portanto o enredo pode ser parecido, mas não idêntico a esse.
Informação
Comentário avaliativo: Pastor João Batista Lima, teólogo e escatologista Dispensacionalista.
Redação Opinionews - J. B. Lima
Novas Críticas Opinionews