CRÍTICA: ARTISTAS QUE DECLARAM SER EVANGÉLICOS
Eduardo Costa é alvo de críticas por declarar novamente que é evangélico
Crítica Evangélica
Cantor Eduardo Costa diz ser evangélico
Porque vamos fazer essa crítica? Seria uma acusação? Que tempo é esse?
Com essas e outras questões iremos analisar porque o Cantor secular agora está se dirigindo ao meio evangélico. Seria somente ele, e quais intenções podemos descobrir nessa decisão?
QUANDO SURGIU A IDEIA
Em meados de 2018 o cantor já avia anunciado sua intenção: O motivo? Sua mãe é evangélica, e também por suas fama conquistar muitos adeptos evangélicos. Também foi um dos que apoiou o candidato do partido (PL) Jair Bolsonaro, que sua esposa é cristã evangélica. Essa aproximação pode ter gerado um interesse pela música gospel, hoje com grandes chances de ganhos exorbitantes na Mídia. Sua declaração ficou conhecida na Internet e divulgada em muitos Sites, como lemos abaixo:
“To gravando um CD com músicas cristãs ou músicas gospel como preferir, recebi agora a música pronta e mixada, ‘cês’ não tem noção do tanto que ficou linda, sem falsa modéstia mas incrível graças a DEUS” (Fonte Internet)
CRÍTICA:
Eduardo ao fazer a declaração usa o termo “música cristã” e “música gospel” separadamente para poder responder quando questionado.
O problema no uso verbal de dois termos, é uma forma de alcançar o maior número de seguidor “intencionalmente”, tanto os evangélicos que acreditam que a música é de caráter “cristão” e conservador; mas também conquistar aqueles mais novos da “Nova Teologia Liberal” que tornou o termo cristão em “música gospel”. Ele está apresentando-se verbalmente para todos os públicos evangélicos ao fazer essa afirmação.
O uso da frase “como preferir” é uma indicação de gênero; ou seja: “Você, cristão conservador ou evangélico liberal” vou gravar músicas para vocês.
Essa declaração foi pensada e estritamente se coloca nessa análise textual.
SUA IGREJA LOCAL
O cantor revelou que nasceu em lar evangélico, e hoje frequenta a igreja Batista da Getsêmani em Belo Horizonte, do pastor Jorge Linhares.
A igreja no tempo moderno mudou sua atuação teológica para viver na modernidade, diferente de seus idealizadores do passado. Hoje a maioria aderiu ao movimento pentecostalista liberal e conquistou muitos adeptos como o cantor Eduardo.
A teologia adotada por essas igrejas não fazem distinção entre “cristãs ou gospel” como disse Eduardo. Tanto o modelo cristão ou gospel são aceitos nesses movimentos evangélicos, e por isso pessoas e artistas aderiram aos evangélicos sem dificuldades algumas.
O escritor Silas Daniel em seu Livro faz grandes alertas contra esses movimentos liberacionistas, e argumenta dizendo como essas fraseologias tendem a ser usadas por esses adeptos modernos:
Os defensores da Teologia Narrativa sugerem absurdamente, como bons adeptos do desconstrutivismo, que o significado é propriedade do leitor. (A sedução das Novas Teologias)
O PROBLEMA DO ECUMENISMO RELIGIOSO
Esse não é um problema religioso para evangélicos dessa classe moderna. Os conservadores são os que reconhecem essas ligações “santo e profano” como sendo o movimento profetizado na Bíblia como parte do tempo final, ou escatológico. O aparecimento do ecumenismo foi muito debatido anteriormente, mas hoje deixou de ser fomentado até nos púlpitos evangélicos.
A definição no Dicionário Teológico del Nuevo Testamento em Espanhol relata:
A igreja irá buscar seu rosto no futuro, por uma parte no horizonte do mundo no (ecumenismo, problemática mundial) e por outros, tendo em vista já modificado as condições de vida.
A afirmação em Espanhol é uma indireta ao comportamento ecumênico adotado por igrejas modernas. E o léxico em português diz:
Tendência a Universalidade da união; em particular, à união de todas as igrejas cristãs numa única igreja Universal. (Dicionário Dicio Online)
Hoje muitos líderes acham incômodo usar o termo ecumenismo para seus métodos teológicos adotados, mas não adianta esconder essa verdade; é o tempo do ecumenismo liberal nas igrejas evangélicas para cumprimento da Escatologia final das Escrituras.
Outros líderes também aceitam pessoas professarem mais de uma fé em seu ciclo evangélico.
O primeiro foco são as economias. As doações em grande número faz que essas igrejas abram as portas para o culto ecumênico. Dificuldades econômicas, alto poder aquisitivo, alugueis exorbitantes, salários altos para seus líderes e muitos outros gastos fazem dessas igrejas um chamativo para artistas seculares expressarem sua fé.
LISTA DE FAMOSOS QUE AFIRMARAM SER EVANGÉLICOS
O Século XXI começou com grandes influências evangélicas no meio secular artístico. Foi quando muitos artistas de várias categorias começaram a divulgar suas relações com os evangélicos. Na Internet você encontra informações desde 2018, atualizada em 2022 encontramos alguns nomes:
Yudi Tamashiro, Karina Bacchi, Andressa Urach, Mytian Rios, Carla Perez, Chris Durán, o candidato a presidência em 2022 Jair Bolsonaro e muitos outros.
CONCLUSÃO
Ainda veremos muitos outros artistas proclamarem suas filiações junto aos evangélicos. Muitos líderes estão ansiosos por suas participações, é claro que financeiramente isso transforma o cenário de uma igreja pobre em um patamar de classe alta.
Não; não que os artistas não tenham que ser evangélico. Todos carecem da glória de Deus, afirma a Bíblia: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23)
E mais: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
Todos precisam ser alcançados pelo Evangelho, mas essa vida não deve estar associada ao mundanismo anterior vivido por quem por ele for alcançado. É necessário uma mudança de vida como Jesus afirmou a Nicodemos essa nova vida denominada cristã: “Em verdade vos afirmo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3.3)
O novo nascimento é o cartão postal da vida de um cristão autêntico. O ecumenismo tenta mudar isso, mas o que prevalece é o que a Bíblia diz, ou principalmente os ensinamentos do Cristo.
OBS. Leia o Livro Porque Evangélicos Consultam Horóscopos
Os editores @Opinionews
Auxílio de leitura
QUESTIOnamentos sobre o exorcismo |
As descobertas do misticismo Cada símbolo ocultista que são mais usados atualmente é desvendado |
Aprenda esse método Quer passar em Concursos Públicos facilmente. Esse Livro é uma boa dica para você |